Layout do blog

O Grande Mar Redondo
Paranaguá – o Grande Mar Redondo - foi a primeira cidade a ser fundada no Paraná e por carregar tanta história, é claro que o Turistória foi até lá pra te contar mais sobre essa riqueza cultural do litoral paranaense.
Começamos então pelo nome, que como vocês já devem imaginar, é de origem indígena, mais precisamente da família linguística Tupi-Guarani, da qual os índios Carijós e Mbyá Guarani que viviam em Paranaguá e em muitas ilhas próximas da baía, pertenciam. O nome faz referência às reentrâncias e ao aspecto arredondado da baía que em 1550 foi encontrada pelos portugueses que exploravam a costa brasileira.
Mas além de ser a cidade mais antiga do estado e de ter um dos maiores e mais importantes portos do Brasil, o que mais Paranaguá tem pra nos contar nesses 371 anos de história??
O causo é “mais ou menos” assim: A Cidade do Grande Mar Redondo só “entrou no mapa” do Brasil quando um pessoal vindo da Capitania de São Vicente (São Paulo) e de Cananéia (ilha mais ao Sul do estado de São Paulo) a procura de ouro, com a ajuda dos Carijós, navegaram de canoa pela baía até chegar a Ilha da Cotinga através da Barra da Ararapira e da Ilha de Superagui. Os portugueses não demoraram muito a achar o ouro e foi ali, na Ilha da Cotinga, marco zero da cidade de Paranaguá, que se estabeleceu o primeiro povoado não indígena do Paraná
A notícia do ouro se espalhou e a Ilha da Cotinga logo se tornou pequena demais para comportar os novos moradores que, com a ajuda dos índios, povoaram novas ilhas e desembocaduras de rios. Mais tarde, esse povoado deu origem a cidade de Paranaguá. 

Depois de passar do domínio português para o espanhol, o povoado ganhou status de vila - a Vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá.
Porém, apenas em 1646, Paranaguá ganha uma Câmara Municipal, um escrivão juramentado e um pelourinho, estabelecendo oficialmente a vila que mais tarde se tornaria cidade. A vila, que desde antes de ser vila já era ponto bem conhecido de venda de ferramentas e escambo de tecido e algodão com os índios, mal sabia que num futuro não muito distante teria um dos principais portos do Sul do Brasil. 

Em 1660, de volta ao domínio português, Paranaguá passou a ser capitania e só em 1842 se tornou oficialmente uma cidade. A partir daí, Paranaguá se tornou umas das joias da coroa.

O desenvolvimento foi aos poucos tomando conta da cidade erguida às margens do rio Itiberê. Com a força do trabalho de negros escravizados, grandes casarios e ladeiras de pedras vindas no lastro das naus que chegavam na baía deram forma à cidade. De pedra em pedra, Paranaguá foi erguida sob influência direta da arquitetura colonial e neoclássica, trazida pelos portugueses e pela proximidade com o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Além de tudo isso, a “Terra da Bicicleta” ainda tem fandango caiçara, tem a folia do Divino Espírito Santo, tem barreado, tem carnaval, tem cultura, tem o maior aquário do Sul do Brasil, tem complexo ecológico marinho, tem sotaque típico (reconhecível em qualquer canto do mundo), tem tradição e tem “rixa”, de anos atrás, com Antonina....

Vem com o Turistória conhecer a cidade que foi a principal porta de entrada para imigrantes, colonizadores e que chegou a ser cogitada como capital do estado....
Por CYNTIA MARIA 22 ago., 2023
O centenário de um dos maiores botânicos do Brasil. Gerdt Hatschbach, o o homem que coletava.
Por Gabriel Brum 05 mai., 2023
Conheça a história do teatro curitibano, que tem sua expressão máxima no Teatro Guaíra, e possui uma tradição de mais de 160 anos.
Por Gabriel Brum Perin 20 mar., 2023
Saiba mais sobre a história da Umbanda no Brasil e sobre o maior terreiro de Umbanda do Paraná
Mais Posts
Share by: