Layout do blog

De onde vem o nome Boca Maldita?

A Boca Maldita é o coração de Curitiba. Ali, bem no final da XV com a Praça Osório, assistimos a eventos esportivos, participamos de atividades políticas ou simplesmente consumimos em algum dos inúmeros comércios da região. Berço das comemorações e frustrações dos torcedores que acompanham a copa do mundo de futebol, em sua calçada há placas com as escalações de todos os times campeões mundiais da seleção brasileira.

De acordo com a pesquisadora Amanda Mendes, “a Boca Maldita foi uma confraria organizada por um grupo de homens que se reuniam na antiga Avenida João Pessoa, atual Avenida Luiz Xavier, no centro de Curitiba, para conversar e trocar ideias a respeito do desenvolvimento da cidade e do cenário político nacional”.


No dia 13 de dezembro de 1956 esse grupo decidiu realizar um jantar de confraternização no Grande Hotel Moderno (fechado em 1975), e a partir desta data tornou-se uma sociedade civil registrada como “Sociedade Civil de Direito Privado”. Todos os anos, na mesma data, realizou-se esse jantar com todos os autoproclamados “Cavalheiros da Boca Maldita”.


O nome Boca Maldita, por sua vez, tem a ver com os assuntos frequentes entre o grupo de homens que se instalaram nos bares e cafés do final da XV de novembro. Em entrevista de 1994, o ex-presidente da confraria, Anfrísio Siqueira, resume a história: “
quando resolvemos dar um nome para a nossa confraria, o Adherbal Fortes de Sá observou que as mulheres evitavam passar naquele trecho da Boca Maldita, onde havia muitos homens e alguns mexiam com elas. ‘Nós somos malditos’, disse o Adherbal, porque as moças não passavam por lá. Aí o nome pegou, virou Boca Maldita.”



Anfrísio complementou: “Sempre convidamos políticos, profissionais liberais, empresários, pessoas que se destacaram para receber o título. Mulher não entra, porque não tem clima.”

Por CYNTIA MARIA 22 ago., 2023
O centenário de um dos maiores botânicos do Brasil. Gerdt Hatschbach, o o homem que coletava.
Por Gabriel Brum 05 mai., 2023
Conheça a história do teatro curitibano, que tem sua expressão máxima no Teatro Guaíra, e possui uma tradição de mais de 160 anos.
Por Gabriel Brum Perin 20 mar., 2023
Saiba mais sobre a história da Umbanda no Brasil e sobre o maior terreiro de Umbanda do Paraná
Mais Posts
Share by: