Layout do blog

Luteranos
Na Curitiba de 1866, em plena temporada de incentivos à imigração por parte do governo brasileiro, já havia cerca de 50 famílias de origem alemã, em sua maioria vivendo na região em torno do Largo da Ordem, no centro da cidade. Quase todas eram protestantes e nesse ano reuniram-se para fundar a primeira Comunidade Luterana de Curitiba, que aconteceu numa casa alugada por essas famílias. 
Alguns anos mais tarde, já em terreno próprio, foi construído o primeiro templo da comunidade na Rua América, atual Dr. Trajano Reis, de madeira e em estilo enxaimel. 

O local funcionava como escola durante a semana e celebrava os cultos nos sábados e domingos, seguindo um dos ideais de Martinho Lutero, que dizia que ao lado de cada igreja deveria haver uma escola.
Esse templo precisou ser demolido quase 20 anos depois, em 1893 (por causa de cupins!) e deu lugar a uma construção em alvenaria de estilo neogótico, com torre e sino, construída em apenas 15 meses. Eram tempos de grandes mudanças políticas no país, pois já havia sido proclamada a República e instalara-se o Estado laico com liberdade religiosa. 
Em meio à Revolução Federalista e logo após a passagem (bastante conturbada) das tropas gaúchas pela cidade, o templo luterano pôde finalmente ser inaugurado, e até hoje funciona no local, como Comunidade do Redentor.

Mais de 50 anos se passaram, e duas guerras depois, enfim comunidade alemã pôde construir uma nova escola, em 1948, sob a liderança do Pastor Heinz Soboll.

A primeira sede do atual Colégio Martinus funciona até hoje ao lado do templo (foto desenho 1) e mantém sua fachada original, no bairro São Francisco, mas há duas outras sedes em atividades: uma no bairro Portão e outra na cidade de Ponta Grossa. 

Imagem: ilustração da fachada da antiga escola luterana, hoje Colégio Martinus. (Reprodução: Colégio Martinus).
Mas afinal, quem são os luteranos e quais suas diferenças com as demais religiões evangélicas?
Num país em que 30% da população se declara evangélica, é importante entender as diferenças, pois menos de um terço desses fieis pertencem às igrejas chamadas evangélicas históricas, não pentecostais, protestantes clássicas, tradicionais, ou ainda Evangélicos de Missão, como eles mesmos se autodenominam. São as igrejas de origem anterior ao século XVIII e, no caso dos luteranos, bem anterior. 

A Reforma Protestante de Martinho Lutero aconteceu na Alemanha de 1517 e foi a que originou em essência o protestantismo. Num segundo momento, na França de 1533, poucos anos depois, surgiu um outro movimento que deu continuidade ao protestantismo luterano, mas foi também carregado de uma ideologia sociocultural, com João Calvino. 
Isso é assunto para meses e meses de estudos, mas a principal diferença é que, enquanto os luteranos acreditam que as pessoas alcançam o caminho da salvação mediante a fé e o seu comportamento voltado para boas ações, os calvinistas acreditam que o caminho de cada pessoa já está traçado por Deus, ou seja, as pessoas já nascem predestinadas.
Selo de Lutero, assim é chamado o "escudo" que tem em cada elemento um profundo significado da fé luterana.
O Coração vermelho é o sacrifício, juntamente com a cruz, simbolizando a misericórdia de Deus pelos seus filhos.
A rosa branca que envolve o coração e a cruz é a lembrança do amor de Deus que envolve seus filhos em sua paz.
azul simboliza o céu, ou paraíso, e o cinturão amarelo seria a aliança entre Deus e sua criação.
Quanto às igrejas evangélicas mais recentes na história, as chamadas pentecostais, essas compõem diferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Os pentecostais podem ser inseridos em mais de um grupo cristão, mas as igrejas desse movimento do pentecostalismo moderno começaram a surgir nos Estados Unidos no início do século XX. No Brasil, elas começaram a aparecer mais ou menos em 1940. Podemos lembrar da Assembleia de Deus, da Igreja Metodista Wesleyana, a Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja Evangélica O Brasil Para Cristo, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, a Congregação Cristã do Brasil, a Igreja Casa da Bênção, a Igreja de Deus no Brasil e tantas outras. A Igreja Universal do Reino de Deus, uma das mais conhecidas, é considerada ainda neopentecostal, juntamente com a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Mundial do Poder de Deus, Renascer em Cristo, a Igreja Apostólica Fonte da Vida e a Comunidade Cristã Paz e Vida. 

......São mesmo muitas e com certeza outras tantas não foram citadas, mas as neopentecostais surgiram na década de 1980, também nos Estados Unidos e hoje estão espalhadas pela América Latina. 
Por CYNTIA MARIA 22 ago., 2023
O centenário de um dos maiores botânicos do Brasil. Gerdt Hatschbach, o o homem que coletava.
Por Gabriel Brum 05 mai., 2023
Conheça a história do teatro curitibano, que tem sua expressão máxima no Teatro Guaíra, e possui uma tradição de mais de 160 anos.
Por Gabriel Brum Perin 20 mar., 2023
Saiba mais sobre a história da Umbanda no Brasil e sobre o maior terreiro de Umbanda do Paraná
Mais Posts
Share by: